Projeto do Museu do Colono incentiva pessoas a contribuir com acervos e preservar a história da cidade
No último dia 15 de novembro, o Museu do Colono lançou o projeto “Suas Memórias no Museu do Colono”. O objetivo é sensibilizar a comunidade leopoldinense e incentivá-la a colaborar com a preservação da história do município e, consequentemente, de suas próprias histórias individuais ou familiares, por meio do empréstimo de fotografias e documentos antigos.
Com esses empréstimos, será possível ampliar o acervo digital do Museu do Colono, fortalecendo as ações de resgate, preservação e valorização da memória coletiva da sociedade local. Isso vai potencializar a narrativa em torno do museu como sendo um espaço de memória, abrindo não apenas as portas de seu espaço físico à comunidade, para aproximá-la de sua história, mas também estendendo seu alcance para além das fronteiras regionais a partir das mídias digitais.
A importância dessa iniciativa está no fato de poder converter coleções privadas, em sua maioria familiares, em um riquíssimo acervo público que vai compor fontes de pesquisa e informação, difundindo todo esse conteúdo para a sociedade em prol da construção e transmissão do conhecimento.
Todas as fotografias e documentos serão recebidos pelos profissionais do Museu do Colono, entre os dias 20 de novembro e 20 de dezembro. Pelas mãos da equipe técnica, o conteúdo passará por higienização preventiva, catalogação e digitalização, respeitando todos os preceitos de conservação.
Para que esse empréstimo ocorra, inicialmente é necessário realizar uma reunião com a museóloga responsável pelo espaço, ocasião em que o material será analisado quanto às suas informações, à datação, ao estado de conservação e à temática, além de outros dados importantes para sua apresentação e aproveitamento. É necessário, ainda, a assinatura de um termo de responsabilidade e cessão de direitos.
Os arquivos digitais produzidos pelo projeto passarão a integrar o acervo do Museu do Colono, podendo compor também o repositório da Midiateca Capixaba, ou até mesmo serem reproduzidos para uso em exposições e publicações do Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Cultura (Secult-ES), de acordo com a disponibilidade legal de cada um desses itens.
Sugestão de foto:
Postar um comentário