DESTAQUE

Espírito Santo registrou mais de 21 mil raios em 6 horas, aponta ELAT

Temporal em Santa Leopoldina. Foto: Isabela Brandão

O Espírito Santo registrou um total de 21.220 mil raios entre às 18h até 23:59:59h dessa terça-feira (26/12), de acordo com o Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (ELAT/INPE). O fenômeno foi acompanhado de precipitação e ventos fortes, derrubou árvores, postes e causou destelhamento em residências.

Os raios são fenômenos da natureza que acontecem quando as nuvens cheias de partículas de gelo se eletrizam por um atrito. As cargas se dividem entre positivas e negativas, e essa atração entre as cargas provoca a descarga elétrica.

Em Santa Leopoldina, um dos municípios fortemente afetado pelo temporal, contabilizou um total de total de 2.133 descargas atmosféricas entre às 7h de terça-feira e às 7h desta quarta-feira (27).

As informações foram confirmadas com exclusividade ao repórter Maike Trancoso, do Jornal O Leopoldinense na manhã desta quarta-feira (27), pelo ELAT/INPE.

Previsão do Tempo

A quarta-feira será com mudanças nas condições do tempo devido a passagem de um sistema frontal pelo oceano. O sol aparece entre muitas nuvens em todo o Estado e o calor diminui em todas as regiões. São esperadas chuvas, em alguns momentos do dia, nas regiões Sul, Serrana e na Grande Vitória. No extremo norte do Estado, variação de nuvens e pequena chance de chuva fraca em alguns momentos do dia. A nebulosidade diminui ao longo do dia.

Maike Trancoso

Fundador do Jornal online O Leopoldinense e portal Tempo - ES Vice-presidente do portal de notícias GIRO ES

Postar um comentário

Postar um comentário