No município de Jerônimo Monteiro, fica a propriedade rural de Dair Nascimento, de origem na agricultura familiar e assistido pelo Incaper há mais de 20 anos. Em seu sítio já foram realizados diversos experimentos científicos com o instituto, desde os anos 1990. Há ainda uma unidade demonstrativa, instalada em 2010, contendo combinações de copa e porta-enxerto - assunto abordado por profissionais do Incaper em publicação referente à região sul do Estado, disponível aqui.
Desde 2020, está instalada uma ‘Unidade de Referência de Produção de Laranja’, coordenada pela extensionista rural do Incaper, Marianna Abdalla Prata, custeada pelo Banco de Projetos de Pesquisa da Secretaria da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Seag), com a gerência de recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapes). “Trabalhamos juntos no projeto financiado [banco de projetos] e já realizamos alguns eventos na prioridade, incluindo um Dia Especial, em 2023, para divulgação de resultados dos quais ele contribuiu para o nosso levantamento", conta Marianna Prata.
A proposta do projeto consiste em realizar a avaliação e transferência de tecnologias e políticas públicas para a produção e comercialização de laranja na região Sul do Espírito Santo. “Dair é um agricultor referência na região em produção de laranja. Ele é o segundo produtor da fruta no município, tendo iniciado as atividades há mais de 40 anos”, destaca a extensionista.
Aprenda com o Incaper no Youtube
O vídeo ‘Podas da Laranjeira’ traz explicações detalhadas a respeito das diferenças nos tipos da poda, a considerar a época e a idade da planta.
As formas de realizar a prática ajudam a manter a produção constante e a evitar a disseminação de pragas e doenças. Confira o vídeo completo disponível no canal do Incaper no Youtube clicando aqui.
Postar um comentário