CARNAVAL DE VITÓRIA

União Jovem de Itacibá retratou a bravura de Maria Ortiz na avenida


Exaltação de coragem e força. Foi com esse propósito que a escola União Jovem de Itacibá desfilou na passarela do Sambão do Povo na noite deste domingo (4). Com o enredo "Maria Ortiz, uma heroína capixaba", a agremiação retratou a história de Maria Ortiz e os motivos que fizeram seu nome virar sinônimo de resistência.

"Fizemos esse Carnaval para sermos campeões. Falamos de Maria Ortiz, apresentamos a história dela contra os holandeses. Tudo foi pensado levando em consideração a história de luta e resistência da jovem Maria Ortiz", disse o mestre Picolé, diretor de relações públicas.

A comissão de frente, sob comando da coreógrafa Cindy Severo, apresentou na avenida um apanhado de ideias das origens e características da mulher Maria Ortiz: resiliente e de sangue espanhol.


"Essa comissão basicamente nunca desfilou na vida, é a primeira vez deles, eu estou muito feliz com o resultado, pois foram muitos encontros e muitos ensaios para entregar esse feito. Eles arrasaram muito", disse a coreógrafa. 

Maria Ortiz, jovem valente, que utilizou sua capacidade de liderança para convencer pessoas de sua comunidade a organizar um reforço na defesa da Vila em que  morava com sua família. Sua força e espírito de liderança tomou conta da avenida.


"Esse é o quinto ano que desfilo na ala das baianas, mas quando a gente veste a fantasia a emoção toma conta da gente, é como se fosse a primeira vez desfilando", disse Sônia, integrante da escola.


Representando a Guarda Real Portuguesa, a bateria da escola simbolizou a  armada portuguesa que combateu os inimigos após a investida vitoriosa de Maria Ortiz.

Integrando a bateria da escola, Sr. Aloisio vem colecionando histórias junto à agremiação. "Estou na escola há mais de 45 anos, é lindo ver a evolução. A bateria se preparou para entregar o melhor na avenida. Desfilamos em busca do título de campeã." disse. 

A União Jovem de Itacibá chamou a atenção do público presente com sua alegoria simbolizando um dos monumentos do centro da capital, a escadaria Maria Ortiz.

O último setor trouxe a Praça Oito, morada do relógio mais famoso do Espírito Santo. A praça foi palco de carnavais memoráveis, manifestações políticas e comemorações desportivas.

Maike Trancoso

Fundador do Jornal online O Leopoldinense e portal Tempo - ES Vice-presidente do portal de notícias GIRO ES

Postar um comentário

Postar um comentário