Dispositivo Fecha Ralo é um mecanismo eficiente que inibe a passagem de mosquitos pelos sistemas de escoamento. |
Dados do Ministério da Saúde apontam que oito estados brasileiros, além do Distrito Federal, decretaram epidemia de dengue. Em Santa Catarina, são 236 municípios já registraram casos prováveis da doença somente este ano, sendo quase 50 mil registros, o que representa cerca de 387% a mais do que esse mesmo período em 2023, de acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) de Santa Catarina.
Os números crescentes de contaminação acendem o alerta sobre a necessidade do trabalho conjunto entre iniciativas públicas e privadas no combate ao Aedes Aegypti, transmissor da doença que causa, entre outros sintomas, dores musculares, nas articulações, atrás dos olhos, náusea, febre e erupções na pele. Nesse cenário, qualquer pessoa se torna um agente fiscalizador e deve voltar o olhar para erradicar a proliferação do mosquito. “É o tipo de ação que inicia dentro de casa, observando todos os locais que podem ser foco do vetor. Os ralos são um desses locais e que precisam de uma boa atenção”, comenta Regina Sardanha, diretora comercial e marketing do Grupo Linear, indústria especializada no desenvolvimento de sistemas de escoamento, recém adquirida pelo Grupo Krona.
Os ralos tradicionais, principalmente em ambientes de pouco uso, devem ser monitorados e vedados – e mesmo nos locais em que a rotina de limpeza é regular, eles precisam ser observados. Um dispositivo que faz diferença no combate à proliferação do mosquito transmissor da dengue é o Fecha Ralo, exclusivo do Grupo Linear. Adaptável a qualquer modelo de ralo para uso interno, das marcas Elleve e Novii, o instrumento possui um sistema que abre e fecha conforme a vazão da água e, assim, evita a passagem de insetos ou peçonhentos que causam danos à saúde humana. “O dispositivo é acionado conforme a água precisa ser escoada. Quando esse processo finaliza, a válvula se fecha. É um sistema bastante simples, mas que oferece uma eficácia significativa, pois inibe o acesso do mosquito através do ralo", explica Regina. Confira aqui o funcionamento do dispositivo.
Postar um comentário