Defesa Civil de Santa Leopoldina convoca população para importante reunião em Vitória
Reunião na Agerh vai discutir sobre a cota mínima do reservatório da Represa de Rio Bonito, em Santa Maria de Jetibá, na região serrana do Estado
O coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil de Santa Leopoldina, Wagner Ponciano, convocou na noite desta segunda-feira (25), toda a população leopoldinense para participarem de uma importante reunião na Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh). A reunião vai tratar sobre a cota mínima do reservatório da Represa de Rio Bonito, em Santa Maria de Jetibá, na região serrana do Estado.
De acordo com Ponciano, a participação da sociedade leopoldinense é fundamental para garantir que a cota atual permaneça.
No ano de 2015, durante a maior crise hídrica da historia do estado do Espírito Santo, um protocolo criado em comum acordo com a EDP e CESAN, com a participação dos Município de Santa Maria de Jetibá e Santa Leopoldina estabeleceu a cota mínima de até 642 metros, sendo assim 4 metros acima do 'nível morto' do reservatório, garantindo o abastecimento de água para a população da grande vitória mesmo em período severo de estiagem na região.
Em 2018 o protocolo foi atualizado permanecendo o mínimo de 642 metros. Este nível tem vigorado até então, e temos observado que o nível do rio Santa Maria da Vitoria no período chuvoso (Novembro/Fevereiro) não tem atingido a cota superior a 8 metros, o que tem amenizado os impactos das cheias do rio na cidade com a população ribeirinha, cadeia turística e o comércio local, além da área rural do “baixo Santa Maria” com as produções agrícolas de inhame, banana, café e com a pecuária de gado leiteiro.
Ponciano alerta que, a "alteração deste nível para a cota de 645 metros, como querem alguns produtores de chuchu na região do Recreio em Santa Maria, impactará diretamente no nível do rio Santa Maria da Vitoria no município de Santa Leopoldina, alcançando os níveis de 8, 9 e até 10 metros no centro da cidade, como ocorria nos anos em que não se adotava a cota mínima de 642 metros do nível do reservatório da Barragem de Rio Bonito".
A barragem de Rio Bonito, desde o
estabelecimento deste protocolo, tem servido de amortecimento das chuvas do
período chuvoso na região, absorvendo as primeiras ondas de cheia do Rio Santa
Maria da Vitoria, o que possibilita a drenagem fluvial da calha do Santa Maria
em direção a sua foz, mantendo seu nível entre os 4 e 7 metros, o que não causa
grandes transtornos a população da cidade de Santa Leopoldina e aos produtores
rurais da região.
Diante a importância de manter esse nível que trará maior segurança para a cidade de Santa Leopoldina, a Defesa Civil municipal conseguiu junto a Coordenadoria de Transporte de Santa Leopoldina um ônibus e uma van para levar os moradores interessados em participar da reunião. Empresários, comerciantes e lideranças locais também são convocados para participarem.
Os veículos sairão às 08 horas da manhã do pátio da Prefeitura de Santa Leopoldina. É necessário agendar a vaga através do telefone (27) 99911-9385.
Postar um comentário