O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), realizou, nesta quinta-feira (27), a entrega de uniformes para as equipes que vão participar do Campeonato Estadual de Futebol Quilombola, que será a etapa estadual da Copa Nacional de Futebol Quilombola. O evento aconteceu na sede da Sesport, em Bento Ferreira, Vitória.
A etapa estadual é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), em parceria com a Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Espírito Santo e o IPAC.
A competição terá início neste domingo (30), a partir das 15 horas. A disputa será realizada na categoria masculina e contará com a participação de 25 times de comunidades do Espírito Santo.
O evento tem o objetivo de fortalecer a cultura quilombola, promover a inclusão social e revelar novos talentos para o futebol capixaba. As partidas acontecerão sempre aos domingos.
O coordenador das comunidades quilombolas no Espírito Santo Arilson Ventura comentou sobre a importância da competição: “O Campeonato Quilombola, na verdade, nasce numa perspectiva que a gente tinha de mostrar o potencial dos quilombolas do Espírito Santo. E a gente consegue reunir diversas comunidades quilombolas e exatamente 25 times de futebol com representação do norte do estado, da região central serrana, da região sul, litoral e Caparaó. Será uma competição bastante significativa. Há muito tempo a gente já vinha realizando competições locais e regionais. Enfim, a gente consegue esse ano, 2024, realizar o primeiro Campeonato Estadual de Futebol Quilombola”, disse.
“Momento de muita satisfação de estar recebendo todos vocês aqui na Sesport para realizar esta solenidade, pois trata-se de uma competição inédita, em que estamos valorizando toda o povo quilombola. Valorizando e levando mais esporte, saúde e lazer para essas comunidades, em uma competição que, tenho certeza, será de grande nível técnico e com a revelação de talentos. E, em breve, teremos também a inclusão da categoria feminina”, destacou o secretário de Estado de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes.
Essa será a primeira edição da Copa Nacional de Futebol Quilombola e envolve 24 Estados do País para escolher os representantes da competição nacional. Apenas Roraima, Acre e Distrito Federal estão fora da Copa por não terem comunidades quilombolas.
Os três melhores classificados na etapa estadual serão premiados. O time campeão, além de garantir a vaga para a etapa nacional da competição, vai levar uma academia popular e um tratorzinho (cortador de grama), enquanto o segundo colocado receberá um tratorzinho. Já o terceiro colocado será premiado com uma academia popular.
Confira abaixo os times participantes:
Conceição da Barra
Juventus Futebol Clube – Santana
Fontoura Futebol Clube
Santa Fé Capixaba
Fluminense do Paraíso
Rod’água
Itaúnas
Linharinho
São Mateus
São Cristóvão
Chiado
Unidos da Tiquera (Quilombo Bom Pastor)
Comunidade Quilombolas Divino Espírito Santo (Cruzeiro)
São Jorge
Dilô Barbosa
Amigos da Penha
Central Serrana
Comunidade Quilombola de São Pedro Ibiraçu
Comunidade Quilombola Alto Iguapé
Comunidade Quilombola de Araçatiba
Santo Futebol Clube - Quilombo Santa Luzia
Municípios do Sul e Litoral
Monte Alegre
Florença
Senegal
Unidos da Graúna
Comunidade Quilombola Córrego Sossego - Guaçuí
Postar um comentário