A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) declarou "Estado de Atenção" para a situação hídrica no Espírito Santo. A Resolução 002/2024, já está publicada no Diário Oficial do Estado. Desta forma, o Estado de Atenção foi declarado devido à falta de chuvas e a estiagem dos últimos meses, que contribuíram para baixar as vazões nos principais rios e demais cursos d'água do Espírito Santo.
A Resolução 002/2024 traz recomendações para o uso racional da água, direcionadas para a população em geral e para setores específicos, como agricultura e indústria. Entre as medidas propostas estão a redução do consumo, a reutilização da água sempre que possível e a manutenção de equipamentos e instalações para evitar desperdícios.
São recomendadas ações que reduzam e responsabilizem as atividades promotoras do desperdício de água, como lavagem de calçadas, fachadas, muros e veículos com o uso de mangueiras; a rega de gramados, jardins, vias públicas com água que não seja de reuso.
A Agerh recomenda campanhas de incentivo à economia do consumo diário de água pela população, intervenções para redução do índice de perdas do sistema de distribuição, e a agilidade no atendimento às solicitações de reparos de vazamentos em suas redes. E, ainda, poderá estabelecer restrições caso ocorra o possível agravamento da situação nas bacias hidrográficas estaduais, sob a possibilidade de regras excepcionais de redução do uso em bacias hidrográficas e revisão das Portarias de Outorga do Direito de Usos.
Importante: Para mais informações ou esclarecimentos, entre em contato com o SANEAR, autarquia do Município de Colatina, pelos canais de atendimento ao público.
Telefone: (27) 2102-4303 ou envie mensagens para (27) 99814-4341 (este telefone é exclusivo para mensagens de WhatsApp).
E-mail – faleconosco@sanear.es.gov.br
Postar um comentário