DIÁRIO AGRO
Ifes Centro-Serrano apresenta resultados parciais de Projeto de pesquisa relacionado a custos de produção na Agricultura
0
Comentários
Análise econômica das principais culturas agrícolas da região Centro-Serrana do Espírito Santo
O projeto “Análise econômica das principais culturas agrícolas da região Centro-Serrana do Espírito Santo”, está em execução e os primeiros resultados referentes à safra de 2022-2023 estão em processo de publicação. O projeto é financiado pela FAPES com recursos disponibilizados pela Secretaria de Agricultura do Estado do Espírito Santo (Seag). Atualmente, os professores estão trabalhando na coleta e análise dos dados da safra de 2023-2024.
O grupo de professores do IFES campus Centro-Serrano da área de Agricultura está a frente da pesquisa. Os docentes Anderson William Dominghetti, Lorena Abdala de Oliveira Prata Guimarães e Gheila Corrêa Ferres Baptestini desenvolvem os trabalhos técnicos do projeto, tais como elaboração de planilhas, visitas a campo, cálculos de custo e orientação de estudantes bolsistas.
Esse projeto surgiu a partir de uma demanda da comunidade local, uma vez que não existem trabalhos de levantamento de custos de produção para as principais culturas agrícolas da região. A partir daí, as culturas de gengibre, chuchu, inhame, morango e repolho foram escolhidas e 20 produtores locais foram entrevistados, sendo 4 produtores de cada cultura citada, os quais residem nos municípios de Domingos Martins, Santa Leopoldina e Santa Maria de Jetibá. O perfil dos entrevistados pode ser definido como sendo um produtor convencional, familiar, que possui uma pequena propriedade, com o cultivo semi-mecanizado e a utilização de irrigação. A realização da pesquisa foi in loco conhecendo a realidade de cada um dos entrevistados.
A partir dos resultados parciais, o grupo de pesquisadores observa que as propriedades com modelos produtivos parecidos apresentam variações pequenas no custo de produção. Além disso, os docentes destacam a importância de o produtor criar o hábito de anotar os gastos relacionados à produção da cultura agrícola e, para isso, será elaborado um “caderno de campo” pela equipe, o que está previsto para o último ano do projeto, em 2025. Ademais, o aumento significativo da produtividade pode ser obtido através de assistência técnica e análise de solo por especialistas, itens que possuem pouco impacto no custo de produção. Os produtores que tiverem interesse em estimar seu custo de produção podem ter auxílio no Laboratório de Gestão Agrária, do IFES campus Centro-Serrano, através de planilhas e softwares para calcular os custos, acesso ao caderno de campo e uma assistência gerencial.
A equipe de pesquisadores desse projeto não tem medido esforços para contribuir com a comunidade apresentando dados da pesquisa e caminhos para aumentar a produtividade das culturas pesquisadas.
Postar um comentário