CIDADES

Terremoto de magnitude 7,3 atinge norte do Chile e é sentido no Brasil


Principal ponto atingido fica a 265 km da cidade costeira de Antofagasta

Um terremoto de magnitude 7,3 atingiu o norte do Chile nesta quinta-feira, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos, sem emitir um alerta de tsunami. O epicentro do tremor foi localizado 265 km ao leste da cidade costeira de Antofagasta, e o hipocentro a uma profundidade de 126 km.

Vários relatos nas redes sociais indicaram que o abalo foi sentido também no Brasil. Principalmente municípios de São Paulo apontaram tremores variados.

O presidente do Chile, Gabriel Boric, busco tranquilizar a população por conta do terremoto “de nível médio” que acometeu a região. “Já entrei em contato com a governadora da região e não há informações de danos ou de pessoas feridas. Mas nossas equipes já estão de prontidão", salientou.

Tremor foi confirmado pela Defesa Civil do Estado de São Paulo

Em nota, o órgão informou que "foram registrados leves tremores em diferentes regiões da capital paulista".

Fenômeno é reflexo do terremoto ocorrido na região norte do Chile e na Argentina. A Defesa Civil confirmou a relação com base em dados do Centro de Sismologia da USP (Universidade de São Paulo). 

Nota da Defesa Civil

"Os especialistas destacam ainda que os tremores sentidos na cidade de São Paulo são de baixa intensidade e apresentam mínimos riscos de danos. Até o momento, não há registro de vítimas ou ocorrências relacionadas ao evento. A Defesa Civil do Estado continua monitorando a situação."

Internautas usaram o Twitter para falar sobre o tremor sentido em São Paulo

A jornalista Carla Vilhena escreveu em seu perfil. "Terremoto em São Paulo! Vários bairros!", pontuou. "Todo mundo em São Paulo sentiu o terremoto também?", questionou uma usuária no X. "Eu senti o terremoto em São Paulo. E que sensação mais horrível. Minha cabeça ficou balançando por um tempo depois", disse um terceiro deles. 

Maike Trancoso

Fundador do Jornal online O Leopoldinense e portal Tempo - ES Vice-presidente do portal de notícias GIRO ES

Postar um comentário

Postar um comentário