DESTAQUE

Venezuela anuncia reeleição de Maduro com 51% dos votos; oposição contesta resultado


Segundo o órgão, González Urrutia obteve 44,2% dos votos

Com 80% das urnas apuradas, Venezuela declara presidente reeleito. Nicolás Maduro teria alcançado 51% dos votos, segundo o Conselho Nacional Eleitoral, obtendo 5,150 milhões de votos, contra 4,445 milhões do principal candidato da oposição, Edmundo González Urrutia. 

O anúncio foi feito por volta da 1h desta segunda-feira e, segundo o CNE, o resultado era irreversível porque a vantagem de Maduro era de cerca de 700 mil votos. 

O voto não é obrigatório no país, dos 21 milhões de venezuelanos aptos a votar, 59% compareceram às urnas. Maduro governa a Venezuela desde a morte de Hugo Chávez em 2013, se cumprir o novo mandato até o final terá permanecido por 17 anos ininterruptos no poder. 

Líderes mundiais manifestaram preocupação e até desconfiança com o resultado. O Brasil vai aguardar disponibilidade de atas para reconhecer a eleição.

Eleições foram marcadas por confusões e oposição contesta resultado

Centros eleitorais chegaram a registrar atraso de uma hora para início da votação em Táchira, estado que faz fronteira com a Colômbia. Na região, também foram registradas intimidações de grupos de homens encapuzados que realizaram disparos para o alto em meio às filas de eleitores. 

Durante o anúncio do resultado, o CNE disse que foi vítima de um ataque a seu sistema de transmissão de dados e disse que iria investigar. A oposição a Maduro contestou os resultados e informou que a transmissão de dados eleitorais para o CNE havia sido paralisada em algumas zonas eleitorais, mas sem dar mais detalhes.

Maike Trancoso

Fundador do Jornal online O Leopoldinense e portal Tempo - ES Vice-presidente do portal de notícias GIRO ES

Postar um comentário

Postar um comentário