DESTAQUE

Atual prefeito de Santa Leopoldina não apresenta plano de governo para a reeleição


Os candidatos a prefeito e vice de Santa Leopoldina registraram suas candidaturas no sistema do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo e do TSE respectivamente. Durante a inscrição, os candidatos apresentam oficialmente os seus Planos de Governo, que ficam à disposição dos eleitores e demais interessados.

Em Santa Leopoldina, dos três candidatos a prefeito, apenas o atual prefeito Romero Endringer (Podemos) não apresentou seu plano de governo e o caso chamou a atenção. 

Romero, que tem a máquina pública nas mãos e pretende continuar no cargo, dá oportunidade aos grupos de oposição de avançar, já que o grupo de Fernando e Vavá (PDT e PSB) apresentaram um plano com mais de 21 páginas no sistema. Fernando e Vavá já administraram a prefeitura em anos anteriores.

Além disso, o candidato Genivaldo Potratz (PL), que vem com a bandeira da renovação, também apresentou seu tímido plano de governo com duas páginas.

Plano de Governo 

O item, por lei, é obrigatório e público, podendo ser consultado por qualquer eleitor no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Os textos em questão trazem indicações de quais serão os pilares da gestão em temas como saúde e educação, além de propostas para resolver problemas urgentes da cidade, por exemplo, em segurança ou infraestrutura. Em suma, os arquivos funcionam como uma espécie de resumo das principais promessas aos eleitores.

Como consultar

Para fazer a consulta não é preciso login. Basta acessar a plataforma de prestação de contas de candidaturas oficial do TSE, clicando aqui.

Na plataforma, o próximo passo é selecionar a região do País em que o munícipio está localizado e, depois, o estado. Nesse ponto o eleitor encontrará, então, a lista de cidades e, finalmente, o cargo sobre o qual deseja fazer a consulta, quando deve selecionar a posição de ‘Prefeito’.

O passo final é clicar sobre o nome do candidato desejado e abrir a aba ‘Propostas’, local onde o documento deve estar listado caso já tenha sido protocolado pelo candidato.

O caminho é praticamente o mesmo para consultar outros detalhes da campanha, como a declaração de bens dos postulantes ao cargo, por exemplo. Para isso, basta, no passo final, clicar sobre o ícone ‘Bens do candidato’.

A reportagem do O Leopoldinense fez contato com o representante da coligação, encarregado de dados* no sistema da Justiça Eleitoral, que informou que o Plano de Governo de Endringer será apresentado até o prazo legal, estabelecido pela TSE.

"Provavelmente amanhã (sábado) o Romero estará protocolado dentro do prazo estabelecido", disse à reportagem.

*O Encarregado de Dados é uma pessoa indicada pelo controlador para intermediar a comunicação com os partidos políticos, as federações, as coligações, as candidatas, os candidatos , orientar o pessoal de campanha sobre as práticas a serem adotadas em relação à proteção de dados pessoais e prestar esclarecimentos e tomar providências sobre as reclamações e comunicações formuladas pelos titulares. Para municípios com mais de 200.000 eleitores esta informação é obrigatória (Art. 10, §6º-B, I da Resolução TSE n.º 23.610/2019)"

Maike Trancoso

Fundador do Jornal online O Leopoldinense e portal Tempo - ES Vice-presidente do portal de notícias GIRO ES

Postar um comentário

Postar um comentário