DESTAQUE

Relógio inteligente salva homem com princípio de parada cardíaca no TO

O relógio inteligente que Tyago usava foi o responsável por alertá-lo sobre o princípio de uma parada cardíaca. - Foto: Arquivo pessoal


Um relógio inteligente foi crucial para salvar a vida de um homem que estava sofrendo um princípio de parada cardíaca no Tocantins. Inicialmente cético quanto à informação, ele enviou o eletrocardiograma registrado pelo smartwatch para um cardiologista.

A resposta do médico foi clara: “Procure uma emergência imediatamente!”. Tyago Cursino, personal trainer de 32 anos e residente de Palmas, foi atendido na emergência e agora está bem.

Tyago relatou que acordou naquele dia com sintomas estranhos, como coração acelerado, palpitações fortes e cansaço físico. Mesmo assim, seguiu com sua rotina e foi trabalhar.

O Apple Watch, dispositivo que ele usava, monitora constantemente as alterações na frequência cardíaca e emite um alerta se os batimentos ficarem superiores a 120 BPM ou inferiores a 40 BPM por mais de dez minutos.

No caso de Tyago, a mensagem que apareceu foi: “Fibrilação Atrial – 99 BPM (batidas por minuto)”. Junto com o alerta, um eletrocardiograma mostrava sinais irregulares.

Após consultar o cardiologista, Tyago correu para a emergência do Hospital Geral de Palmas (HGP). Lá, os profissionais de saúde identificaram que ele estava com fibrilação atrial, um quadro que poderia evoluir para uma parada cardíaca.

Na sala de emergência, Tyago foi sedado e passou por um procedimento de reanimação com desfibrilador. Após o procedimento, seu coração voltou a bater regularmente.

“Não tenho nenhuma doença pré-existente. Não consumo energético nem pré-treino, mas naquele dia ingeri um molho de um alimento natural, rico em sódio, vinagre, limão, salsa e cebola roxa, o que causou uma ação termogênica”, explicou Tyago em entrevista ao G1.

Depois do susto, Tyago expressou sua gratidão: “Renasci, o coração voltou a bater normalmente e recebi alta logo depois. Se não fosse a eficiência do relógio digital, através da inteligência artificial, e a assistência cardiológica imediata, além da rápida mobilização da equipe de saúde do HGP, não sei se estaria aqui para contar essa história. Nunca pensei que esse dispositivo pudesse me alertar de um risco de vida que eu estava correndo”, comemorou.

Agora, Tyago planeja cuidar ainda mais da sua saúde e investigar a causa do mal-estar. Ele mencionou que há histórico de problemas cardíacos em sua família.
Maike Trancoso

Fundador do Jornal online O Leopoldinense e portal Tempo - ES Vice-presidente do portal de notícias GIRO ES

Postar um comentário

Postar um comentário