GERAL

Blitz sobre consumo consciente de energia elétrica chega às escolas do Espírito Santo



A iniciativa da EDP busca incentivar a participação dos alunos na Olimpíada Nacional de Energia Elétrica (ONEE) 

Vitória, 19 de setembro de 2024 - A partir da próxima quinta-feira, dia 19, a EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, dará início à Blitz da Olimpíada Nacional de Energia Elétrica (ONEE) em escolas do estado. O objetivo é despertar o interesse dos estudantes para o consumo consciente de energia e as questões ambientais, envolvendo atividades lúdicas, interativas e tecnológicas. Ao todo, 10 instituições públicas serão contempladas com a ação ao longo do mês, começando pela cidade de Vila Velha.  

A iniciativa da EDP busca incentivar a participação dos alunos na ONEE, uma competição nacional que promove o uso racional e seguro da energia elétrica, além de reforçar o compromisso da concessionária com a educação e sustentabilidade. 

A blitz consiste em uma aula lúdica e interativa de 30 minutos, alinhada com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Após a apresentação, os estudantes participam de atividades gamificadas, para testar seus conhecimentos de forma dinâmica. Além disso, os alunos receberão brindes e ferramentas pedagógicas para continuar o aprendizado em sala de aula. 

“A conscientização sobre o uso consciente da energia elétrica é fundamental para formarmos uma nova geração comprometida com o meio ambiente. A ONEE oferece aos alunos uma oportunidade única de aprender de forma dinâmica, não apenas como parte do currículo escolar, mas como um conhecimento que deve ser disseminado para a família e a comunidade”, afirma o gestor da EDP, Adilson Herzog.  

Cronograma das primeiras visitas: 

  • 19/09 (quinta-feira) às 9h30  
Escola: CEEFMTI Maura Abaurre 
Endereço: R. 11, 100 - Vila Nova, Vila Velha  
  • 20/09 (sexta-feira) às 16h40 e 17h30  
Escola: EEEFM Terra Vermelha (8 e 9º ano) 
Endereço: Rua e, S/n - Terra Vermelha, Vila Velha  
  • 23/09 (segunda-feira) às 9h50  
Escola: UMEFTI Elson José de Souza 
Endereço: R. Cel. Joaquim de Freitas, 1 - Jaburuna, Vila Velha 
  • 23/09 (segunda-feira) às 13h10  
Escola: CEEFMTI Galdino Antônio Vieira 
Endereço: R. Paulo Neves, Sn - Santa Rita, Vila Velha  

Sobre ONEE 

A Olimpíada Nacional de Eficiência Energética 2024 (ONEE), organizada pela EDP, oferece uma série de premiações para alunos que se destacarem em atividades relacionadas à eficiência energética e sustentabilidade. Os vencedores receberão medalhas, notebooks e terão a chance de ganhar uma viagem, além de serem automaticamente qualificados para a 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências do próximo ano. As inscrições para a competição estão abertas até 4 de outubro e podem ser feitas pelos professores através do site oficial da ONEE:  www.onee.org.br

A competição, que acontece por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), é dividida em duas fases: a primeira envolve jogos sobre eficiência energética e a segunda, questões objetivas realizadas online. As melhores equipes de cada estado serão convidadas para uma cerimônia de premiação em Brasília, prevista para novembro. A ONEE também oferece um curso de formação gratuito para estudantes e professores, cobrindo temas como consumo consciente de energia e ações contra desperdício.

Quem pode participar 

A oportunidade é para alunos matriculados em escolas públicas e privadas do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental de todos os estados brasileiros. A edição de 2024 espera alcançar mais de 200 mil alunos, além de abranger pelo menos 9,6 mil professores e 3,1 mil escolas de todo o país. 

Programação  
    • Inscrições: até 04 de outubro, no site https://www.onee.org.br/ 
    • Formação de professores: até 05 de outubro 
    • Provas e Desafios (FASE I e II): 07 a 12 de outubro 
    • Resultado: 25/10 
    • Evento de premiação: novembro 
Maike Trancoso

Fundador do Jornal online O Leopoldinense e portal Tempo - ES Vice-presidente do portal de notícias GIRO ES

Postar um comentário

Postar um comentário