DIÁRIO AGRO
Publicada lista de classificados para o Prêmio “Cafés Especiais do Espírito Santo” 2024
0
Comentários
O Governo do Estado divulgou, nesta terça-feira (05), a classificação da primeira fase do Prêmio Cafés Especiais do Espírito Santo. Foram selecionadas 20 amostras de cafés capixabas na primeira etapa de avaliação sensorial, sendo 10 de café arábica e outras 10 de conilon.
As provas das amostras foram realizadas na última semana de outubro, no Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo (Cecafes), localizado na Fazenda Experimental do Incaper em Venda Nova do Imigrante. Os degustadores avaliaram vários aspectos como aroma, sabor, doçura, acidez, equilíbrio e sabor residual.
O Prêmio Cafés Especiais do Espírito Santo é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), além de contar com a parceria da Federação da Agricultura do Estado do Espírito Santo e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Faes/Senar), da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB/ES) e do Sebrae, e com o apoio técnico da Brazilian Specialty Coffee Association (BSCA).
"A realização deste concurso busca incentivar os cafeicultores capixabas a produzirem cafés especiais de forma sustentável. O Espírito Santo já é, reconhecidamente, um dos principais locais de produção de cafés especiais, com cerca de oito mil propriedades que apresentam esse tipo de produção, atraindo a atenção de consumidores de vários cantos do mundo por conta da variedade e da qualidade de sabores e aromas", afirma o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.
Os 20 produtores finalistas estão distribuídos entre os municípios de Afonso Cláudio, Santa Teresa, Ibatiba, Brejetuba, Dores do Rio Preto, Itarana, Marechal Floriano, Domingos Martins, Mantenópolis, Venda Nova do Imigrante e Nova Venécia.
Até a fase final, será realizada a auditoria nas propriedades dos finalistas. As informações do Prêmio Cafés Especiais do Espírito Santo estão dispostas no edital publicado no site da Seag.
Critérios e avaliação
Os cafés capixabas competem nas categorias Arábica e Conilon, com premiação para as melhores amostras em Qualidade e em Sustentabilidade. Nesta terceira edição, a BSCA (sigla em inglês para Associação Brasileira de Cafés Especiais) foi contratada para chancelar o concurso e dar ainda mais credibilidade aos critérios de avaliação das amostras de café.
As análises foram realizadas via cupping, método oficial de prova de café no qual as amostras seguem um padrão definido pelo mestre de torra e passam por avaliação de juízes convidados, todos certificados.
A análise sensorial para o café arábica é realizada conforme a metodologia do principal concurso de qualidade do mundo, o Cup of Excellence, criada pela Alliance For Coffee Excellence (ACE). Já para o café conilon, são seguidos os critérios do Fine Robusta Cupping Form, do Coffee Quality Institute (CQI).
Confira a lista de classificados
Postar um comentário