CIDADES

Chuva forte causa alagamentos de ruas em Santa Leopoldina

Reprodução/Redes Sociais

Não foram registrados aumento no nível do Rio Santa Maria da Vitória

Uma forte chuva atingiu o município de Santa Leopoldina na noite dessa terça-feira (17) e provocou alagamentos na avenida principal no centro da cidade. Vídeos mostram a força da água descendo pelo asfalto na rua Marechal Floriano Peixoto (ES-264) e a na Avenida Presidente Vargas (ES-080).

De acordo com moradores da região, a água desce da ladeira Padre Henrique Ott e rua Projetada, próximo a Igreja Matriz, no alto da cidade. Não foram registrados aumento no nível do Rio Santa Maria da Vitória, que corta a cidade.

Apesar dos alagamentos no centro da cidade, ocasionado pela chuva forte, o Boletim da Defesa Civil Estadual não registrou volumes de chuva na região. 

No sistema de monitoramento do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), mostra que a cidade tem três pluviômetros ligados a rede, porém, estão sem funcionamento. 

Você sabe a diferença entre Enchente, Inundação, Enxurrada e Alagamento?
 
Para melhor compreender os fenômenos que podem ocorrer a partir das chuvas, é importante saber diferenciar cada um dos termos e quais processos de formação estão associados a eles. Apesar de todos serem oriundos das chuvas e do crescimento desordenado das cidades, cada um possui sua particularidade.

Entenda a seguir as principais diferenças entre Enchente, Inundação, Enxurrada e Alagamento.

Enchente (ou cheia): é o aumento do nível da água no canal de drenagem em função do aumento da vazão, atingindo a cota máxima do canal, porém, sem que isso gere transbordamento.

Inundação: é o transbordamento das águas de um curso de água. O transbordamento inunda a região quando o sistema de drenagem não é capaz de conter a vazão de chuva. Existem três tipos de inundação:

Inundação fluvial: quando fortes chuvas causam o transbordamento de rios e lagos;
Inundação marítima: originada por grandes ondas e ressacas;
Inundação artificial: causada por falhas humanas, como por exemplo o rompimento de barragens.

Enxurrada: é o escoamento superficial concentrado e com alta energia de transporte, originado em eventos chuvosos intensos ou extremos.

Alagamento: é o acúmulo momentâneo de águas em determinados locais por deficiência no sistema de drenagem, cobrindo pequena parte da planície.

Previsão do tempo

De acordo com o Incaper, nesta quarta-feira o tempo ainda permanece instável no Espírito Santo devido ao transporte de umidade do oceano para o continente. São esperadas chuvas ao longo do dia por todas as regiões, principalmente no começo e no final do dia. Os ventos permanecem moderados no litoral.

Aviso Meteorológico

Segundo o sistema AlertaES, a risco moderado de tempestade local para grande parte do Estado, exceto a região costa sudeste.


Maike Trancoso

Fundador do Jornal online O Leopoldinense e portal Tempo - ES Vice-presidente do portal de notícias GIRO ES

Postar um comentário

Postar um comentário