CIDADES

Transbordamento de rios afeta centros de Santa Leopoldina e Santa Teresa, no ES


Em todo o estado, mais de 300 pessoas estão desalojadas ou desabrigadas desde o começo da chuva na terça-feira (7)

g1es - O Centros de Santa Leopoldina e Santa Teresa, na Região Serrana do Espírito Santo, estão alagados após os rios que cortam as cidades transbordarem na madrugada desta quinta-feira (9). Várias famílias precisaram sair das casas com urgência.

Em 20 cidades do estado choveu mais de 30 milímetros nas últimas 24h. A Defesa Civil divulgou um boletim extraordinário, às 6h, que aponta a Serra, na Grande Vitória, como o município onde mais choveu, 122 mm. Em todo o estado, mais de 300 pessoas estão desalojadas ou desabrigadas.


Acesso fechado à Santa Leopoldina


As equipes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) estão mobilizados e atuam com plano de contingência em Santa Leopoldina. Na cidade não choveu muito, mas recebe o fluxo de água de outros rios que estão situados em regiões mais altas como Santa Teresa e Santa Maria de Jetibá.


Em entrevista ao Bom Dia ES, da TV Gazeta ES, o prefeito Fernando Rocha (PDT) disse que às 7h já não era mais possível entrar na cidade, a água no Centro passava de meio metro.


“Muitas áreas no interior estão com estradas e pontes interditadas. As pessoas já não conseguem entrar na cidade mais, principalmente pelo barro Vila Nova, o primeiro a alagar. A chuva maior foi de 2h até por volta de 5h30. Algumas regiões do interior aqui, comunidade Ribeirão dos Paços, eu recebi comunicado de tromba d'água, um volume muito alto, forte de chuva. Os bombeiros resgataram uma família lá”, explicou Fernando.


Segundo a prefeitura, em alguns pontos, por volta de 8h tinha meio metro de água na entrada das lojas comerciais. As equipes estão prestando a assistência às famílias que estão precisando sair das casas e aos comerciantes. Além disso, servidores estão retirando equipamentos dos órgãos públicos.


O prefeito Fernando Rocha orientou aos moradores, na beira de encostas, área de risco, que por segurança deixem suas residências. A entrada da cidade pela ES-080, que liga Santa Leopoldina à Cariacica, está tomado por água.


A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Alice Holzmeister, está funcionando como ponto de apoio para as famílias desabrigadas.


Santa Teresa tem vias bloqueadas


O rio que passa por Santa Teresa atingiu a cota de inundação da sede da cidade e a água chegou à algumas casas de população ribeirinha. Vias rurais foram bloqueadas e teve queda de barreiras em rodovias estaduais. Segundo a Defesa Civil, máquinas trabalham no local.

Fonte: g1es
Postar um comentário

Postar um comentário