DESTAQUE

Academias da Terceira Idade – Um recurso útil e gratuito para se exercitar


A partir dos 60 anos há uma diminuição natural de massa muscular, perda de força e maior chance de doenças. Mas as atividades físicas podem ajudar a retardar ou evitar esse quadro.

Em muitas cidades do Brasil é possível encontrar, em parques e praças, equipamentos disponíveis para atividade física. São as chamadas Academias da Terceira Idade, com máquinas específicas para atender as necessidades dos idosos: força muscular, flexibilidade, equilíbrio e mobilidade. Esses aparelhos, quando estão com a manutenção em dia, são seguros. Algumas instalações contam com equipamentos para deficientes físicos, cadeirantes. Em alguns locais, as prefeituras também oferecem aulas com professores especializados. A proposta é proporcionar melhor qualidade de vida, saúde e lazer de forma gratuita e um melhor convívio social.

O aumento da expectativa de vida dos brasileiros é uma realidade e a prática de esportes leva a uma vida mais ativa. A prática de esportes é fator importante no controle e prevenção de doenças, além de gerar vários benefícios sociais e psicológicos.

Os aparelhos dessas academias são de baixo impacto e simulam atividades do cotidiano como caminhadas, remada, alongador, entre outros. A prática da atividade física na terceira idade pode auxiliar na redução das complicações de doenças crônicas e contribuir para a diminuição no consumo de medicamentos. Também é importante manter uma rotina de alimentação saudável e hidratação constante.

Mais endorfina e menos uso de medicamentos!

[LUIZ FERNANDO LUKAS – PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA - @luizfernandolukas - https://www.instagram.com/luizfernandolukas/ ]
Postar um comentário

Postar um comentário