Colatina passa a contar com teleconsultas a partir desta segunda-feira (17), com atendimentos na especialidade de Hematologia na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro. O atendimento utiliza tecnologia de ponta para oferecer maior comodidade e eficiência no processo de cuidado à saúde da população.
O procedimento para agendamento das teleconsultas segue o fluxo habitual: as unidades básicas de saúde solicitam a consulta com especialistas e o agendamento é feito através da Regulação Estadual. No dia da consulta, o paciente se dirige à Unidade de Saúde, onde será acompanhado por um profissional de saúde local e terá a consulta realizada por vídeo, com o auxílio de um computador equipado para esse tipo de atendimento remoto.
"Este é um marco para a saúde pública de Colatina. A teleconsulta é uma forma de levar os serviços de saúde especializados até aqueles que, por diversas razões, não têm acesso fácil a um atendimento de qualidade", afirmou o prefeito.
De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Raul Amicci, esta é uma importante inovação que visa ampliar o acesso da população aos serviços de saúde especializados, principalmente para aqueles que residem em regiões mais afastadas ou que têm dificuldades de locomoção.
"Este é um grande avanço para a saúde pública em Colatina. As teleconsultas representam uma forma eficaz de levar o atendimento médico especializado até os pacientes sem que eles precisem se deslocar para outras cidades. Através dessa parceria com o Estado e com os profissionais, foi possível tornar esse atendimento possível", declarou o secretário.
Dona Maria da Penha Silva, moradora do Bairro Vicente Soella 3, foi uma das primeiras a ser beneficiada por esse novo modelo de atendimento. Ela aguardava há cerca de três meses por uma consulta especializada, após ter enfrentado tratamentos para câncer de mama e colo de útero.
"É a primeira vez que sou atendida em uma Unidade de Saúde em Colatina, e o atendimento foi rápido e tranquilo. A médica explicou tudo e me deu orientação", contou Dona Maria da Penha.
Antonio Bastos, de 85 anos, também teve a oportunidade de ser atendido por meio de teleconsulta. Ele sofre com plaquetas baixas e acompanha sua saúde cardíaca, realizando exames de sangue regularmente.
"Quando soube que poderia fazer a teleconsulta, fiquei impressionado com a qualidade do atendimento", relatou Antonio.
O atendimento de teleconsulta com o hematologista marca o início do atendimento no município. Porém, esse é apenas o começo, já que outras especialidades médicas também serão oferecidas à distância nos próximos dias. Ainda este mês, os atendimentos de dermatologia e ortopedia serão disponibilizados aos moradores de Colatina através dessa mesma tecnologia.
Fotos: Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Colatina.

Postar um comentário