EDUCAÇÃO

Estudante de Santa Maria de Jetibá representa município na 1ª Conferência Estadual de Meio Ambiente


Eliana Muller, aluna do curso técnico em Agronegócio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Graça Aranha, localizada na cidade de Santa Maria de Jetibá, representou, no último sábado (15), o município durante a 1ª Conferência Estadual de Meio Ambiente. O encontro, realizado no Campus Cariacica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), reuniu estudantes, pesquisadores e especialistas engajados na busca por soluções sustentáveis para os desafios ambientais contemporâneos.

De acordo com a coordenadora do curso técnico em Agronegócio, Luciene Laurett, a participação da jovem na convenção foi resultado de uma trajetória de envolvimento e protagonismo na área ambiental: “Antes disso, a estudante já havia marcado presença na I Conferência Municipal de Meio Ambiente, realizada no dia 14 de fevereiro. No evento, seu desempenho e comprometimento renderam-lhe a eleição como delegada, credenciando-a a representar o município na fase estadual.”

Repetindo seu esforço e dedicação, conquistou, na etapa estadual, a posição de suplente, garantindo, assim, a possibilidade de participação na etapa nacional como representante da sociedade civil. "A experiência adquirida proporciona um crescimento imensurável, tanto pessoal quanto profissional", afirmou a servidora.

Luciene Laurett destacou que a escola busca incentivar a educação ambiental e a participação ativa de seus alunos em iniciativas voltadas à sustentabilidade, como a Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente: “O engajamento em conferências, debates e projetos reforça o compromisso da instituição em formar cidadãos críticos e conscientes do papel transformador da educação ambiental para a construção de um futuro mais sustentável.”

VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA)

Com o tema "Vamos cuidar do Brasil com educação e justiça climática", a CNIJMA se estabelece como um espaço de reflexão, aprendizado e protagonismo juvenil. Escolas das Redes Municipais e Estadual têm até o dia 12 de maio para preencher formulário digital (Confira AQUI e documento) para garantir a participação na fase local e até dia 30 de maio para nacional, por meio do site do Ministério da Educação (MEC) (Clique AQUI e acesse).

Destinada a estudantes do Ensino Fundamental, dos anos finais, com idades entre 11 e 14 anos, o encontro busca estimular a criação de soluções sustentáveis para os desafios ambientais locais e globais, fortalecendo o papel dos jovens na construção de um futuro mais equilibrado e justo.

As unidades escolares interessadas em participar deverão realizar conferências internas para debater e desenvolver propostas inovadoras. Essas discussões culminarão na Conferência Estadual, que acontece de 24 a 26 de junho, quando os estudantes terão a oportunidade de apresentar seus projetos e trocar experiências com colegas de diferentes municípios.

Maike Trancoso

Fundador do Jornal online O Leopoldinense e portal Tempo - ES Vice-presidente do portal de notícias GIRO ES

Postar um comentário

Postar um comentário