Pilotando uma moto roubada, um homem fugiu ao se deparar com uma equipe da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV), na tarde desta quarta-feira (19), em Bento Ferreira. Mas a fuga não deu certo e ele acabou cercado e detido.
Com ajuda da Gerência de Inteligência e da Central de Monitoramento da Guarda de Vitória (Ciom), a motocicleta foi visualizada circulando pela Avenida Cézar Hilal. De imediato, as equipes do patrulhamento foram informadas sobre a localização do veículo e respectivas características.
"Paramos a viatura próximo ao cruzamento onde ele certamente passaria se continuasse na via. Ao perceber nossa aproximação, o suspeito passou com a moto na frente de carros para acessar o estacionamento de uma farmácia e escapar da abordagem. Foi tudo muito rápido, mas conseguimos cercá-lo ", observou o guarda Silva Neto, da Equipe Setorial da Guarda de Vitória.
A placa era de outra motocicleta, de modelo diferente. Ela escondia que o veículo havia sido furtado no bairro Ataíde, Vila Velha, no final do mês de janeiro, por isso estava com restrição.
"Com a ajuda da Gerência de Inteligência, foi possível identificar que a motocicleta não era compatível com a original do registro da placa", observou Silva Neto.
O condutor, de 36 anos, já possui passagens por furto a estabelecimento comercial, dano patrimonial, lesão corporal, violência doméstica, receptação e posse de entorpecentes. Ele estava em liberdade desde outubro do ano passado. Na garupa, estava a namorada dele, que foi liberada no local, e o condutor levado para a Delegacia Regional de Vitória.
Tecnologia
Na capital, a Guarda de Vitória tem trabalhando fortemente para evitar roubos e recuperar veículos. A comprovação disso é a expressiva diminuição de roubos de veículos, que caiu 36% em relação aos anos de 2023 e 2024.
A queda é um reflexo das ações estratégicas realizadas pela Guarda, distribuídas por toda a cidade, com patrulhamentos diários e em pontos estratégicos, trabalhando na prevenção de crimes.
Além das equipes nas ruas, a corporação também conta com uma grande aliada: a tecnologia. A Central de Monitoramento possui 1.138 câmeras espalhadas por toda a capital, com guardas realizando a vigilância 24 horas. O recurso colabora com uma atuação mais rápida e precisa, ampliando a capacidade de atuação.
Outro pilar das políticas de segurança é a Gerência de Inteligência que realiza levantamentos de informações e trabalha em conjunto com as demais forças de segurança.
"Mas nada disso é possível se não tivermos todo o efetivo capacitado e apto a realizar o serviço de patrulhamento bem feito e pronto para realizar as funções que a área de segurança exige. É um trabalho árduo, mas que vem sendo feito com determinação pelas equipes", pontua Dayse Barbosa, comandante da Guarda de Vitória, sobre a qualificação da tropa ser o terceiro pilar das ações de segurança na capital.

Postar um comentário