NOTÍCIAS

Polícia Civil e EDP flagram furto de energia em lojas no Bairro das Laranjeiras

Vitória, 27 de março de 2025- Agentes da Polícia Civil e técnicos da EDP flagraram um furto de energia durante uma inspeção realizada nesta quinta-feira (27), no Bairro das Laranjeiras, no município da Serra.

A equipe constatou que uma única ligação direta à rede elétrica da EDP estava abastecendo cinco estabelecimentos comerciais de diferentes segmentos: uma tabacaria, uma loja de produtos infantis, dois restaurantes e uma barbearia. Não havia medidor de energia no local, configurando claramente o crime de furto de energia elétrica.

As lojas são alugadas e os inquilinos alegaram que o aluguel dos espaços já incluía os custos de água e luz.   

O medidor de energia é um dispositivo utilizado para registrar a quantidade de eletricidade consumida por residências, comércios ou indústrias. Ele contabiliza o consumo em quilowatt-hora (kWh), sendo essencial para que as empresas fornecedoras de energia possam calcular e cobrar o consumo de seus clientes.

A inspeção contou com a participação de policiais civis do Departamento de Investigações Criminais (Deic) de Vitória, peritos do Departamento de Engenharia Forense do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Científica e técnicos da EDP.

O proprietário do local responderá pelo crime de furto de energia, conforme o Artigo 155 do Código Penal Brasileiro: "Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: pena de reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa". Além do processo criminal, o proprietário será responsabilizado, conforme a Resolução da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), pelo pagamento da energia não faturada durante o período de irregularidade, além dos custos administrativos.

Maike Trancoso

Fundador do Jornal online O Leopoldinense e portal Tempo - ES Vice-presidente do portal de notícias GIRO ES

Postar um comentário

Postar um comentário