Próximos dias serão repletos de romarias pela Grande Vitória; veja a programação e escolha a sua para sair em devoção à Nossa Senhora da Penha
Milhares de fiéis católicos e devotos de Nossa Senhora da Penha se preparam para avançar por ruas, pontes e avenidas em diversas romarias, repletas de emoção, pedidos e agradecimentos nos próximos dias. A fé na Mãe das Alegrias se renova em mais uma edição da Festa da Penha, a de número 455, com romarias que vão reunir homens, mulheres, jovens, pessoas com deficiência, ciclistas, motoqueiros, remadores, conguistas e todos aqueles que creem na Virgem da Penha para passar na frente de suas vidas, intercedendo junto a Jesus Cristo por dias melhores.
No sábado (26), o sétimo dia do Oitavário começa às 8h com a Romaria das Pessoas com Deficiência, que tem saída do Santuário de Vila Velha até a Igreja do Rosário, na Prainha, onde será celebrada a Missa. Neste mesmo horário acontece a Missa com a Romaria da Diocese de São Mateus, no Campinho do Convento.
A manhã avança e às 10h acontece a Romaria dos Adolescentes com saída do Parque da Prainha, seguida por Missa no Campinho do Convento. Às 16h, tem a Romaria da Diocese de Cachoeiro, no Campinho. A Romaria dos Homens, por sua vez, começa às 18h, com Missa de Envio na Catedral de Vitória e encerramento por volta de 23h com Missa no Parque da Prainha.
A romaria sairá da Catedral Metropolitana pela Rua José Marcelino, acessando a Rua São Francisco e passando embaixo do Viaduto Caramuru. A procissão irá desembocar no Parque Moscoso, pela Avenida Cleto Nunes, seguindo para Avenida Marcos de Azevedo (rua do Hospital Santa Casa de Misericórdia). Depois, os romeiros irão cortar a Vila Rubim ao passarem pela Avenida Duarte Lemos (rua da antiga Loja Giacomin) até a Avenida Nair de Azevedo, em frente à Ponte Seca. O objetivo é chegar à Segunda Ponte para que a caminhada siga para a cidade de Vila Velha. Já em Vila Velha, o caminho segue pelas seguintes vias: Avenida Carlos Lindenberg, Avenida Jerônimo Monteiro, Avenida Champagnat, Rua Antônio Ataíde e Parque da Prainha.
Já no domingo (27), último dia do Oitavário a Remaria abre os trabalhos com concentração às 7h30 na Praia do Ribeiro, na Praia da Costa. Às 8h acontece a concentração da Moto Romaria no Parque de Exposição de Viana, com saída às 9h em direção à Prainha. O trajeto previsto terá 37,2 km de extensão, e o tempo estimado de duração será de aproximadamente 90 minutos. A Moto Romaria contará com o apoio de 73 motociclistas batedores, sendo 25 da PRF, e contará com a participação das demais forças de segurança.
Às 9h tem Missa com a Romaria da Diocese de Colatina no Campinho do Convento. 15h30 começa a Romaria das Mulheres, com saída do Santuário de Vila Velha. A Missa de Encerramento da Romaria das Mulheres - que completa 30 anos - acontece no Parque da Prainha.
Na segunda, dia 28, Dia da Padroeira, tem Romaria dos Ciclistas de Vitória com saída do Atlântica Parque, no final da orla de Camburi, às 7h; e 8h tem Romaria dos Conguistas, com saída do portão do Convento em direção ao Campinho. Esta romaria ganhou o status de Lei Municipal (Lei 5.563) e entrou oficialmente no Calendário de Eventos de Vila Velha.
No mesmo horário começa a Romaria dos Ciclistas de Vila Velha, com saída em frente à praça Sebastião Cibien, em Cobilândia. Com a imagem da Padroeira do Espírito Santo em cima de um carro de som à frente, os ciclistas pedalam aproximadamente oito quilômetros, cantando e rezando.
Festa da Penha 2025
Com o tema “Com Maria, peregrinos da esperança”, a 455ª Festa da Penha é realizada em meio ao Jubileu da Igreja Católica, que convida os fiéis a redescobrirem a esperança e espalhá-la. Ao longo dos nove dias de celebração em homenagem à Padroeira do Espírito Santo, contando com a instalação do terço gigante no dia 19 de abril, estão previstas 52 missas e 12 romarias.
A Festa da Penha 2025 é realizada pela Mitra Arquidiocesana de Vitória, Convento da Penha e Associação dos Amigos do Convento da Penha. A correalização é do Espírito Santo Convention Bureau e da Prefeitura Municipal de Vila Velha. O evento conta com o patrocínio da ArcelorMittal, Cesan, Banestes, Extrabom, Javé Construtora e LeCard. Também tem o copatrocínio da Unimed Vitória, Vale e Instituto Cultural Vale. O apoio é da TVE, TV Gazeta, A Gazeta e Café 3 Corações, além do apoio institucional das prefeituras da Serra, Cariacica e do Governo do Estado do Espírito Santo.

Postar um comentário