DESTAQUE

Jovem que sonhava em ser delegada enfrenta doenças e mobiliza campanha por tratamento no ES

Jordana Lima Aniceto em tratamento da leucemia. Foto: Arquivo pessoal 

Conheça a história da Jordana e ajude sua família a garantir o tratamento que ela precisa para viver com dignidade

Aos 19 anos, Jordana Lima Aniceto viu seu sonho de se tornar delegada ser interrompido por uma dura realidade. Moradora de São Mateus, no interior do Espírito Santo, a jovem enfrenta uma batalha de saúde desde os 16 anos, quando foi diagnosticada com leucemia. Desde então, sua rotina passou a ser marcada por tratamentos médicos intensos e visitas frequentes à capital, Vitória, onde realiza parte do acompanhamento especializado.

Em julho do ano passado, a situação de Jordana se agravou com o diagnóstico de uma nova enfermidade: criptococose, conhecida como “doença do pombo”, causada pelo fungo Cryptococcus neoformans. A infecção atingiu o sistema nervoso central e gerou uma infecção fúngica cerebral severa, que deixou Jordana acamada e altamente dependente de cuidados médicos.

Apesar da luta contra a doença, Jordana nunca deixou de sonhar. Em 2024, ela foi aprovada em dois vestibulares e iniciaria sua jornada universitária em 2025. Na Faculdade Multivix, ficou em 5º lugar. Já na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), alcançou a 9ª colocação — conquistas que demonstram sua dedicação e potencial acadêmico.

Hoje, Jordana vive com traqueostomia e gastrostomia, e precisa de sessões regulares de fisioterapia e fonoaudiologia, essenciais para sua recuperação: ajudar na respiração, reabilitação da fala e da deglutição. Além disso, sua família gasta cerca de R$ 400 por semana apenas com medicamentos.

Seu pai, Willian dos Santos Aniceto, é operador de máquinas na construção civil e sustenta a casa com muito esforço, contando com a ajuda de familiares e amigos. Ele relembra com tristeza que a mãe de Jordana faleceu aos 29 anos, também vítima de câncer, quando a jovem tinha apenas quatro anos.

       Jordana em diferentes momentos. Foto: Acervo da família

A prefeitura de São Mateus colabora com o transporte de ambulância até Vitória, mas os custos com os tratamentos, medicamentos e terapias contínuas estão muito além das condições da família.

Diante disso, uma campanha solidária foi iniciada para arrecadar recursos e garantir que Jordana continue lutando com dignidade. "A sua ajuda é fundamental para que Jordana tenha a chance de melhorar sua qualidade de vida e avançar no seu processo de recuperação", reforça a família, com esperança e gratidão.

Como ajudar:

Chave PIX: (28) 99926-8514
Nome: Jordana Lino Aniceto
Plataforma: PicPay

Qualquer valor é bem-vindo e pode fazer toda a diferença. Compartilhar essa história também é uma forma de ajudar.
Maike Trancoso

Fundador do Jornal online O Leopoldinense e portal Tempo - ES Vice-presidente do portal de notícias GIRO ES

Postar um comentário

Postar um comentário